Materiais:
Enviada em: 24/10/2017

O premiado curta-metragem "Cordas" mostra a relação de uma menina com o novo colega de classe, que tem paralisia cerebral. Apesar do receio dos colegas, a menina faz de tudo para incluí-lo e essa relação afeta sua visão sobre as diferenças e decisões futuras. No Brasil, a introdução dos portadores de deficiência no ensino regular é um dos maiores desafios da educação. Isso se deve pela dificuldade de transformar um sistema que forçava as pessoas a se adaptarem a ele em um que as inclui.       A priori, percebe-se o despreparo dos profissionais como um entrave. Nesse quesito estão professores, cuja formação muitas vezes não fornece o conhecimento sobre como lidar com necessidade especiais variadas, além de coordenadores, zeladores e outros que conviverão com os alunos. Assim, a falta de uma equipe capacitada restringe o acesso ao ensino. Prova disso é que, segundo o INEP, há mais alunos com deficiência fora da escola regular do que em sala de aula.       Outro fator limitante é a estrutura das instituições de ensino. Isso se verifica na falta de acessibilidade, que pode ser medida pela dificuldade que o estudante tem de se locomover da forma mais independente possível. Outrossim, há a necessidade de utensílios especiais para o aprendizado efetivo, como o material em braille, por exemplo. Logo, percebe-se a importância da adaptação do meio para a prática inclusiva.       Em resumo, seguindo o pensamento de Paulo Freire de que a escola vira um ambiente de respeito quando começa a chocar diferenças, fica evidente a necessidade de superar os desafios para a educação inclusiva. Para tanto, é preciso reformular o sistema educacional, aplicando as medidas do Plano Nacional de Educação, com a formação de professores, disponibilização de cursos sobre aulas e atividades adaptadas, além da reestruturação física. Essas medidas seriam promovidas e encorajadas nas escolas públicas e privadas com o apoio do Ministério da Educação, a fim de que as diferenças passem a serem vistas como diversidade e não um problema.