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Enviada em: 30/10/2017

Em um episódio da série Atypical, a escola na qual o protagonista, que possui condições especiais, estuda utiliza fones de ouvido em detrimento da usual música alta no baile de formatura, possibilitando sua participação. Entretanto, no Brasil, apesar dos inúmeros projetos de inclusão no ambiente educacional, percebe-se uma falha em sua concretização.   Primeiramente, devido à política nacional de educação, as práticas à inclusão fazem parte do ensino regular, fazendo com que a taxa de pessoas com deficiência nas escolas comuns aumentasse. Com isso, esses centros educacionais tomaram medidas estruturais, através de uma reestruturação física, como rampas, salas e carteiras de fácil acesso, garantindo a acessibilidade, para, assim, respeitar o princípio básico da educação inclusiva em que o meio se adapta ao aluno.   Contudo, apesar disso, muitas vezes, o aluno acaba tendo que se adaptar ao meio, devido a obstáculos envolvendo o sistema. A falta de um projeto pedagógico que abrange as dificuldades desses alunos e a não formação de professores especializados em inclusão acaba prejudicando o aprendizado e causando uma maior insegurança nessas pessoas, fato que implica negativamente no processo de socialização. Ademais, a falta de redes de apoio se torna o principal empecilho, já que dificulta o entendimento do sentimento e pensamento desses alunos, impossibilitando que melhorias sejam feitas e a total inserção concretizada.   Portanto, medidas devem ser tomadas para uma melhor inclusão. Sendo assim, é fundamental a criação de uma norma por parte do Ministério da Educação, em que os ambientes educacionais tenham que estipular redes de apoio sobre esses alunos, dessa forma, estabelecendo diálogos entre família, profissionais da saúde que convivem com o aluno e escola, tendo informações para a criação de um planejamento especial, que possibilitaria uma adaptação mais eficiente e, consequentemente, uma inclusão efetiva.