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Enviada em: 01/11/2017

Muitos esforços já foram feitos para que a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino seja efetiva. Porém, na prática, poucos resultados foram alcançados. É preciso uma mudança concreta na maneira de ver esses alunos e assim poder ajudá-los de fato. Uma cultura de inclusão se faz necessária em todos os ambientes sociais, principalmente na escola.       São muitos os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro nos dias de hoje, como violência contra professores e trotes entre alunos. Mais do que nunca, é hora de um olhar atento para os alunos com necessidades especiais.       Apesar de avanços na legislação, há uma grande desinformação de como acolhe-los em cada ambiente escolar. Da cantina à quadra de esportes, da portaria á sala de aula. Todos, sem exceção, precisam de qualificação profissional, afim de adquirir competências e sensibilidade para lidar com os alunos especiais.      Portanto, uma ação governamental massiva se faz urgente. A língua brasileira de sinais (Libras) por exemplo, poderia ser incluída no currículo da educação básica. Assim, a consciência inclusiva ganha força ao longo dos anos. Quanto aos adultos, precisam ser expostos periodicamente á informações sobre como agir em situações específicas destes alunos. Não podemos esperar um resultado ótimo em curto prazo. Mas com boas medidas tomadas agora, a inclusão efetiva de alunos especiais no nosso sistema educacional se torna uma realidade sólida e concreta.