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Enviada em: 03/11/2017

A teoria retratada na biologia de Darwin, conceitua que na Seleção Natural o mais forte nem sempre é aquele que sobrevive, mas sim o qual melhor se adapta as novas circunstâncias. Nesse sentido, a sobrevivência e inclusão do ser dependerá do seu ambiente. Apesar da Constituição Federal garantir aos portadores de necessidades especiais o ensino de qualidade em instituições públicas, o indivíduo em sua realidade enfrenta dificuldades em se adaptar em seu âmbito escolar. Tendo em vista, a ausência de professores sem orientação e assistência; em consonância à falta de infraestrutura de acessibilidade, denunciam um dos fatores da realidades inclusiva no Brasil .   Estudantes com deficiência sensorial necessitam de um cuidado especial de livros e linguagens adeptas as suas dificuldades. Contudo, é necessário professores preparados a educá-los para que não haja receio ou incapacidade sentida pelo educador. Atualmente, houve um aumento de 198% no número de pedagogos com formação especial segundo o Ministério de Educação (MEC). Sobretudo, o total de alunos matriculados no ano de 2016 chegaram em 930.683 de acordo com o MEC, o que caracteriza  em uma grande demanda para poucos especializados .   Outrossim, a ausência de infraestrutura para portadores de imposição física gera um obstáculo para a sua introdução social. Nesse contexto, três em cada quatro escolas do país não possuem itens básicos de acessibilidade, como rampas, corrimões e sinalização, é o que revela o Censo escolar de 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Desse modo, é notório que a inclusão social no Brasil não ocorre de forma plena e igual no país.   Visto isso, é necessário a mobilização de agentes como o Poder Público, no âmbito Federal, Estadual e Municipal a fomentarem projetos que visem as mudanças estruturais das escolas para alunos com deficiência física; aquisição de materiais didáticos aos que tem disfunção sensorial, como disponibilizar  livros de alfabeto braille para cegos; elaborar serviços de capacitação especial aos  professores para saberem lidar com cada grau de deficiência, de modo a diminuir os preconceitos e barreiras vividos em sala de aula, a fim de que a educação inclusiva não seja uma proposta irreal e sem possibilidades de se concretizar . Essas são algumas das situações que precisam de atenção para que se haja a aplicação da teoria da lei  a prática para  uma sociedade igualitária a todos .