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Enviada em: 28/01/2018

Na antiguidade havia o pensamento de que tratar o desigual de forma igual constitui-se uma injustiça, fato confirmado pelo filósofo Aristóteles. Atualmente. a educação brasileira é influenciada por esse pensamento. Quando a falta de infraestrutura e o preconceito dificultam a inclusão de jovens e crianças em escolas regulares.    Em primeiro lugar, as instituições educacionais privadas e, na maioria, públicas carecem de estrutura que acessibilizam o indivíduo na escola. A falta de um corpo docente adstrito com a inacessibilidade, provocam a exclusão do jovem, fato comprovado pelo MEC, onde 24% dos alunos com necessidades especiais estão ausentes de escolas regulares e são matriculados em instituições de ensino especial.    Como visto no livro O Alienista, de Machado de Assis, em que Simão Bacamarte cria um manicômio e acaba sendo mal visto pela sociedade, por estar em convívio com "doidos". Esse é o pensamento de muitos pais de alunos, considerados "normais" pela sociedade. O preconceito ainda vigente na sociedade brasileira, impede a inclusão desses indivíduos em escolas regulares.   Evidenciado o impasse da inclusão na educação brasileira, é necessário medidas para intervenção da questão. O Ministério da Educação precisa disponibilizar incentivos financeiros, para que a estruturação das escolas seja efetivada. Além da instituição de ensino desenvolver ações escolares e extraescolares, entre pais e filhos, na tentativa de extinguir o pensamento preconceituoso.