Materiais:
Enviada em: 11/08/2017

Se fosse possível sintetizar a história de uma nação em somente uma palavra, a brasileira seria exploração. Isso devido ao fato que desde a chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI os indígenas que já residiam nessa porção da América Latina sofreram intensos abusos, até a importação de mão de obra africana. Como consequência, o povo brasileiro se tornou miscigenado e, sobretudo, traumatizado, tomando para si o complexo de vira-latas que trouxe consigo os problemas de identidade e a repugna ao nacional.      É inquestionável que, após a Segunda Guerra Mundial, o advento da Terceira Revolução Industrial fez com que a informação começasse a espalhar-se com mais facilidade e, por causa da influência dos Estados Unidos nessa corrida tecnológica, a cultura dessa superpotência tornasse o padrão cultural global a ser seguido. Concomitantemente, levando em consideração as dificuldades de catalogar e reconhecer o valor simbólico de várias peculiaridades da cultura brasileira, os brasileiros que agora acessam incessantemente meios de comunicação historicamente dominados por estadounidenses são consequentemente bombardeados pela cultura norte-americana. Dessa forma, eles encontram nela suas identidades, negligenciando a sua própria e perpetuando esse complexo de inferioridade.      Sincrônico ao exposto, nesse processo de aculturação, esses brasileiros são levados cada vez mais longe de suas raízes culturais e, com isso, se identificarão dia após dia mais com o estrangeiro. Segundo Zygmunt Bauman, esse processo social é realidade na contemporaneidade ao fato da modernidade ser líquida, isso é, das relações interpessoais serem supérfluas a vista que nesse parâmetro as pessoas se tornaram individualistas. Como consequência, essa facilidade na transição cultural no mundo hodierno faz com que a antiga cultura dessa pessoa se torna periférica, inferior a sua atual e, portanto, passível de repugna.      Nesse âmbito, fazem-se necessárias medidas que possam reverter essa realidade. Para tanto, o Ministério da Cultura deve formular projetos sociais que serão também empregados no currículo básico nacional por meio da intervenção do Ministério da Educação a fim de mostrar a importância e riqueza da cultura brasileira. Outrossim, também compete ao Ministério da Educação a implementação de atividades sociais que visem promover a solidariedade entre os pequenos brasileiros para que, desse modo, eles possam crescer em um ambiente menos individualista e que se preocupe com as dificuldades do próximo.