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Enviada em: 19/10/2017

Em 2014, multidões de pessoas foram às ruas para protestar contra a realização da Copa do Mundo FIFA no Brasil, em praticamente todas as cidades-sedes houve manifestações e a principal crítica foi o elevado gasto público nos estádios de futebol. Contudo, os jogos foram um sucesso, batendo recordes de venda de ingresso e transmissão televisiva, sendo 75% do público nos estádios de brasileiros. Nesse sentido, é necessário refletir sobre esse efeito paradoxal que atinge a sociedade brasileira: o complexo de vira-latas.       Em primeiro lugar, cabe mostrar que esse complexo descrito por Nelson Rodrigues para caracterizar a posição inferior que o brasileiro voluntariamente se coloca diante do mundo não atinge somente o futebol. Com a crise financeira, o sentimento dos cidadãos deveria ser de união, mas, de acordo com dados da Receita Federal que revelam a saída de mais 55 mil pessoas do país, acaba se tornando de abandono. Esse fato  revela a descrença de parte da população de resolver as questões do país.             Além disso, convém lembrar, também, que a falta de investimentos do Estado na cultura não favorece a busca de uma identidade sólida aos brasileiros.  Com a invasão dos filmes estrangeiros, a desvalorização do cinema nacional torna-se clara, segundo o pesquisidor do Conselho Nacional de Cinema e Audiovisual, Andre Gatti, a falta de regulação do mercado em ralação aos filmes estrangeiros faz com que poucos filmes nacionais fiquem em cartaz. Esse fato transforma o maior meio que poderia propagar a cultura e identidade do povo em algo não nacional.       Fica claro, portanto, que o complexo de vira-lata não só atinge a sociedade como também as ações do Governo. Para que isso não ocorra, o Ministério da Cultura deve incentivar a filmagens de filmes que remontam a história e a cultura de nosso país para que se propague ao maior número de pessoas, e, o poder legislativo deve regulamentar um limite mínimo de produções nacionais em cartaz no cinema para que não se tenha uma diferença tão grande em relação aos filmes estrangeiros.