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Enviada em: 14/09/2017

"O sujeito é constituído por identificações advindas da cultura em que está imerso".Assim dizia Sigmund Freud,criador da psicanálise,que tem sua tese cabível no que tange à relação do brasileiro com a sua nacionalidade.Em face disso,tal questão,que envolve tópicos diversos,reflete os efeitos do complexo de vira-latas em que muitos indivíduos atribuem características negativas ao País,bem como apresentam ódio e frustração quanto à sua nacionalidade brasileira.Urge,por meio disso,a elevação de tal tema à questão de desafio ao Poder Público,à sociedade e às instituições educativas.   Em primeiro lugar,o desgosto dos brasileiros é,de fato,herança da colonização.A implantação da máxima que dizia ser os brancos superiores,bem como a tese do determinismo geográfico da época que dizia ser possível o desenvolvimento das nações somente no clima temperado são contextos que elucidam à formação do complexo de inferioridade.Ademais,Monteiro Lobato ao afirmar ser o Brasil incapaz de continuar a se desenvolver sem uma raça original reflete a frase usada por Nelson Rodrigues que descreve o brasileiro como responsável por seu negativismo em face ao resto do mundo.Nessa perspectiva,muitos indivíduos,perante à falta de confiança nos políticos,também,atribuem características negativas ao País,refletindo frustração e ódio da própria cultura.     Em segundo lugar,cumpre destacar que a mídia é contribuinte nessa tangente.As propagandas de marcas internacionais em detrimento das nacionais causam a combinação do abandono de tudo o que é brasileiro e a veneração,principalmente,de tudo o que é americano como modelo de sociedade.A implantação dos "malls"-corredores de lojas-;a exagerada presença de estrangeirismos,como a preferência da palavra "sale" ao invés de "liquidação";a existência de "hot dog" e de "hambúrguer" no lugar da tapioca tradicional são práticas sentidas pelos estrangeiros que passeiam no Brasil,por exemplo,tendo tido como exemplo de "fobia da nação" dos brasileiros.Além do mais,os ritmos musicais como o Samba tornaram-se ausentes nas preferências,assim como as leituras literárias do Brasil.    Logo,é imprescindível que o Poder Público intervenha por meio de campanhas que visem à desmitificação da máxima "Tudo o que é de fora é bom",transmitindo conceitos sobre a nacionalidade brasileira nas mídias e a importância da participação de todos nesse processo.Cabe ao Governo,também,a promoção de projetos que estimulem a escolha de bens nacionais,através da limitação de bens estrangeiros vindos ao Brasil,assim como a instalação de empresas que estabeleçam a língua portuguesa,por exemplo.Por fim,a sociedade,junto às instituições educativas,deve instruir os jovens sobre a sua nacionalidade,exaltando as diferenças e tendo isso como fruto de uma importância histórico-cultural.Assim,quem sabe,o complexo vira-latas poderá ser extirpado do Brasil,de vez.