Materiais:


RELAÇÃO ENTRE O BRASIL E A CULTURA DO PAÍS A cultura brasileira é o resultado de uma intensa miscigenação existente no país desde o período colonial, o que promoveu uma formação cultural rica e diversificada, tendo em vista que as tradições indígenas, africanas e europeias atuaram como protagonistas de tal fenômeno. Hodiernamente, o desprezo aos valores tradicionais em prol de um estrangeirismo pujante é tido como algo natural na vida dos brasileiros. Além disso, essa valorização, atrelada à forte hibridização cultural promove um processo de aculturalização, resultando na perda da identidade cultural do Brasil. De acordo com a Constituição Federal, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais, já que, é essencial para o melhor desenvolvimento individual. Por outro lado, a desvalorização dessas tradições acarreta em empecilhos no processo de socialização do indivíduo, haja vista que a internacionalização dos valores sociais é essencial para uma melhor integração social. A ideia de se ter uma inferioridade cultural em relação ao mundo exterior demonstra o cultivo de um etnocentrismo intrínseco à sociedade brasileira proveniente da era da colonização.. Para Leandro Flores, poeta e jornalista, “um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe”. Essa ideologia reflete a realidade inferiorizada do Brasil para com os países estrangeiros. A intensa miscigenação cultural resulta em uma perda dos valores tradicionais brasileiros e uma alteração da identidade da nação. Além disso, o fato do país manter uma conduta de supervalorização do exterior implica em uma tendência de extinguir as diversidades, algo que destruiria anos de miscigenação e formação social. Urge, portanto, a necessidade de se ter uma boa relação entre o Brasil e sua cultura. Nesse contexto, o Ministério da Cultura deve incentivar a produção cultural do país por meio do aumento de benefícios monetários aos organizadores com o intuito de disseminar a cultura brasileira por todo território. Outrossim, cabe à mídia uma maior divulgação de eventos como sessões de cinemas e exposições artísticas, através de anúncios e propagandas, a fim de incentivar a integração dos brasileiros à sua própria cultura.