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Enviada em: 06/06/2019

A hidrosfera é toda camada líquida de água da Terra, e 12% de toda água doce está acessível no território nacional. Entretanto, nos anos de 2014 e 2015 a região Sudeste do país foi afetada pela crise da falta de água, principalmente no estado de São Paulo. Nesse contexto, é fundamental percorrer os motivos que corroboram a essa situação, para deste modo encontrar medidas a fim de minimizar a crise hídrica brasileira.           Inicialmente, é válido salientar que a maior causa da escassez de água é o desmatamento. Nessa conjuntura, observa-se que o ser humano está intervindo no ciclo hidrológico com a desproteção dos solos perto de rios e nascentes. Principalmente na Amazônia, pois apesar de contribuir para o fornecimento de água no Brasil, com formação de nuvens de chuvas no centro do país, não estar sendo devidamente cuidada. Segundo a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em cinco anos foram desmatadas na Amazônia uma área que equivale a cinco cidades de São Paulo. Nesse viés, sem o ciclo funcionando corretamente os reservatórios naturais não são abastecidos adequadamente.          Outrossim, a crise hídrica afeta diretamente a economia. Nesse sentido, os impactos econômicos acontecem, uma vez que, a agricultura é a maior consumidora de água do país e em segundo a indústria. Nesse âmbito, compromete o fornecimento de energia elétrica, pois segundo a agência da ONU, 62% da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. Por fim, tudo isso afeta a população, pois esta além de principalmente precisar de água para bens de consumo domésticos, precisa de alimentos para proporcionar para si e a sua família uma vida digna.          Dessa forma, nota-se que a crise hídrica precisa ser revertida a fim de se garantir a sobrevivência da vida no Planeta Terra. No intuito de facilitar o acompanhamento e prevenção do uso excessivo desse bem, as companhias de água deveriam vender hidrômetros com avisos de alertas aos consumidores distintos por cores, sendo verde quando o uso está dentro do padrão, amarelo para estimular mais atenção e vermelho para quando o uso da média familiar for ultrapassado. Ademais deve-se estimular os consumidores, com descontos nas contas de água que apresentarem redução de consumo. Sendo assim, as distribuidoras e a sociedade desempenhar-se-á papel de corresponsabilidade. Afinal, até para tomar água é preciso antes de tudo tomar consciência.