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Enviada em: 22/08/2019

A água é uma recurso indispensável na sociedade brasileira. Porém, a sua má utilização trazem consequências elevadas, o que afeta não só o meio ambiente como também a população. Nesse sentido, se faz necessário reverter a atual crise hídrica, a fim de, ao menos, minimizar os impactos ocasionados.   Em primeiro lugar, os recursos hídricos foram utilizados de modo errado ao longo das décadas. Desde a Primeira Revolução Industrial, houve várias mudanças negativas em relação ao ambiente, o que afetou, principalmente, os mananciais, por meio do desmatamento descontrolado, do despejo de dejetos em lagos e rios, etc. Isso, agravou o período de seca, além de intensificar o processo de eutrofização e de chuvas ácidas, o que compromete e reduz o volume de água destinado ao consumo humano.  Além disso, a crise hídrica interfere, diretamente, no cotidiano das pessoas. Segundo o relatório publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA), 48 milhões de brasileiros, foram afetados por secas ou estiagens, entre os anos de 2013 a 2016. Sob essa visão, é possível destacar o quanto a água se faz necessário para realização desde necessidades básicas, como fazer comida, tomar banho, até ao desenvolvimento econômico do país, como a geração de energia, a produção de alimentos, entre outras atividades. Sendo assim, é imprescindível evitar o desperdício.   Desse modo, fica claro, que a água é de suma importância para a manutenção e a sobrevivência da sociedade. Nessa perspectiva, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema. É indispensável, portanto, que o Governo crie projetos, com profissionais especializados, que favoreçam a conservação dos mananciais e dos recursos hídricos, a fim de minimizar os impactos negativos e preservar a água. Aliado a isso, a mídia deve promover campanhas publicitárias, que atingem o público alvo, com o intuito de concientizar a população sobre os recursos hídricos disponíveis, e de como evitar o desperdício, a fim de garantir uma melhor utilização da água pela população em geral e minimizar a atual crise.