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Enviada em: 08/06/2018

Desde o século XVIII, no iluminismo, dois filósofos apresentavam suas dialéticas sobre a causa animal, Descartes dizia que os animais não tinham consciência e emoção, já Voltarie, acreditava que os animais eram dotados de conhecimentos e sentimentos. Nesse viés, combater os maus tratos sempre foi um grande desafio, seja pelo os ínfimos investimentos de políticas públicas ou a marginalização do cidadão frente à essa causa.     Deve-se pontuar, de início, que a Constituição Federal de 1988 garantem os direitos aos animais. Entretanto, no Brasil,  verifica-se que o poder executivo não efetiva esse ordenamento. De modo que, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada em 2017, que trata da vaquejada, foi um retrocesso nos direitos já conquistados, contrariando o STF que considerou a prática ilegal em decorrência da crueldade contra os animais.     Outrossim, destaca-se que a sociedade acentua a problemática; assim, o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado homem a cometer crimes contra os animais, como : Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar. De acordo com o filósofo alemão Schopenhauer, quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. Comprava-se isso por meio do artigo publicado de Fátima Borges, há uma conexão entre maus-tratos e a criminalidade. Segundo o FBI, 80% dos assassinos começaram torturando animais.       É evidente, portanto que há entraves para o combate aos maus tratos dos animais no Brasil.  Deste modo, o Governo Federal deve criar um disque denúncia exclusivo para causa animal, intensificar a fiscalização dos pontos denunciados, para melhores providências. Além disso, o estado em parceria com as secretárias devem oferecer castração e atendimento veterinário gratuito, assim, daria saúde e controle da espécie, diminuindo os abandonos. Ademais, a sociedade deve denunciar os maus tratos vistos, não olhar como indiferença. Como também, participar, ou visitar  projetos ativistas na causa. Logo, dizia o Biólogo Darwin, compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.