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Enviada em: 18/03/2017

Nota se que a inclusão dos portadores de necessidades especiais nas escolas,no convívio social é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto,o que se percebe é uma ausência de acessibilidade decorrência da inoperância de Estado,quando ele não oferece alternativas para incluir essas minorias socialmente.Atrelado à isso,é perceptível que o estabelecimento de uma educação  inclusiva nas instituições educacionais não é efetivada no Brasil.   Embora nos últimos anos tenha havido alguns avanços na inclusão dos portadores de necessidades especiais,ainda existe um longo caminho a ser percorrido,tendo em vista, que há várias barreiras que impedem que o acesso dessas pessoais no espaço público.Isso só ocorre porque,lamentavelmente,a maioria das cidades brasileiras não são adaptadas para suprir as suas necessidades.Essa realidade só se concretiza na contemporaneidade em decorrência de um descaso governamental,que negligencia as melhorias nos transportes público,nas vias,nos estabelecimentos comerciais.Essa falta de acessibilidade minimiza as alternativas que buscam erradicar a exclusão social dessa minoria e comprometem o direito de ir e vir do cidadão contido no artigo 5 da Constituição. Outro fator que contribui para a falta de inclusão social das pessoais com necessidades especiais,é a ineficiência da educação inclusiva da sociedade brasileira.Percebe se que,infelizmente,o princípio democrático da educação é violado,porque não há um ensino especializado que atenda á todos os graus de deficiência e nem profissionais que tenham qualificação adequada para essa área.Esse despreparo corrobora para que algumas instituições de ensino não aceitem alunos especiais,como é o caso de João Vitor ,cuja sua deficiência é o autismo e teve a sua matricula recusada por esse motivo,em São Caetano,São Paulo,segundo o jornal Folha de São Paulo. Portanto,para que as alternativas da inclusão social em indivíduos com necessidades sejam efetivadas é necessário um comprometimento do Estado em promover acessibilidade a esse grupo oprimido.Para isso é preciso um aprimoramento dos meios de transporte público,com o intuito de melhorar o que ja é existente.É importante também,programas de qualificação para que os profissionais de ensino estejam aptos para esse grupo,fornecidos pelo governo.