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Enviada em: 03/04/2017

A série americana Glee exibe o cotidiano de Artie, um cadeirante que diariamente enfrenta as dificuldades e limitações da sua condição física. Entretanto, fora da ficção, a realidade dos portadores de necessidades especiais não é diferente. O problema é que os cidadãos ainda não estão devidamente preparados para inserir esses indivíduos na sociedade, seja no ambiente escolar, seja em outros espaços públicos.    A existência de escolas mal estruturadas reflete na incapacidade dessas de receber alunos portadores de necessidades especiais, por isso 61% de alunos com 15 anos ou mais não possuem o ensino médio completo, segundo dados do censo. A ausência de rampas e banheiros adaptados limitam, por exemplo, o acesso de cadeirantes à educação, assim como a falta de professores devidamente capacitados para educar, por exemplo, alunos autistas. Além disso, há o fator convivência com os outros alunos, que muitas vezes não estão preparados para lidar com esses indivíduos.     Vale ainda ressaltar que, o espaço público ainda não está totalmente apto à circulação de pessoas com deficiência física, especialmente cadeirantes. Ruas esburacadas, calçadas sem rampas, ausência de transporte público adaptado e ainda a falta de respeito de motoristas que estacionam em vagas preferenciais são problemas vivenciados por essas pessoas. Isso devido à falta de consciência da sociedade e de ações do Poder Público da inclusão e respeito às pessoas desse segmento.    Entende-se, portanto, que é preciso haver a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Desse modo, o Governo deve destinar uma parte maior da verba para a melhoria das condições dos espaços públicos, adaptando-os e ainda criar aplicativos que possam auxiliar essas pessoas no transporte público. A mídia e a Escola devem divulgar os problemas enfrentados por deficientes, através de campanhas e palestras, para discernir e consciência da existência e das necesidades especiais dos deficientes.Ademais, o Poder Público deve investir na capacitação de professores para educar alunos especiais e investir na adaptação das escolas.