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Enviada em: 12/05/2017

A delegação paraolímpica do brasil na última olimpíada teve resultados históricos para o país. Fora da temática esportiva,vê se que, a nação brasileira, em pleno século XXI, ainda busca alternativas para incluir socialmente os portadores de necessidades físicas .     Em primeira análise, é possível afirmar que muitos procedimentos foram tomados, ao longo do tempo, em relação ao tema.De fato, o Estatuto da pessoa com Deficiência assegurar a prática dos direitos dos mesmos , com a intenção de promover à inclusão social. Somando a esse ponto , nos últimos anos houve uma acentuada introdução dos portadores no mercado de trabalho, nas instituições de ensino e na própria sociedade . Em suma, postos de serviço foram criados, adaptações no ambiente educacional ocorreram e mecanismos de acessibilidade nas ruas foram feitos .    Contudo, muito ainda precisa ser feito, já que isolamento social, preconceito e esteriótipos são obstáculos vigentes ao grupo. Segundo dados divulgados pelo Governo, mais da metades das pessoas com incapacidade física ou mental se encontram sem instrução e fundamental incompleto. Conforme Émile Durkheim, fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar . De modo análogo, tal impasse só será solucionador quando o pensamento coletivo for transformado , deixando para trás a ideia ilusório que os deficientes são doentes, coitados e inúteis.       Contudo,cabe ao Ministério da Educação adicionar projetos pedagógicos utilizando as áreas de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular , visando a discussão do assunto na sala de aula.Enquanto, o Estado fiscaliza, por meio do PNE(Plano Nacional de Educação), as instituições de ensino verificando a preparação física e profissional para atender a demanda.Simultaneamente, as próprias pessoas alterem seus comportamentos diante das problemáticas.