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Enviada em: 24/05/2017

Na Grécia antiga , os espartanos tinham uma preocupação obsessiva com o que se entendia ser a ´´qualidade´´ de sua raça. Ao nascer, a criança era avaliada por uma comissão de anciões  que buscavam observar se o recém nascido apresentava saúde perfeita , caso contrário ocorreria sua execução. Atualmente ,no Brasil , a inclusão social de pessoas com deficiência , torna-se um grande desafio a ser enfrentado, uma vez que , muitas pessoas com algum tipo de deficiência ficam à margem da sociedade.  Nesse contexto , o esporte torna-se um excelente método inclusivo. Prova disso , é o desempenho histórico da delegação brasileira nos jogos paralímpicos de Londres em 2012 , que conquistou sete vezes mais o número de medalhas de ouro que a delegação olímpica. Acontecimentos dessa natureza , trazem investimentos em projetos esportivos voltados para pessoas com necessidades especiais , principalmente após a lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência , ter sido sancionada pelo governo em 2015.  Nesse viés , além do aspecto esportivo , a educação é outra ferramenta importante no processo de inclusão social , visto que , a escola costuma ser um dos mais importantes ambientes de socialização do indivíduo enquanto cidadão , por conseguinte , o ensino além de ser democrático , deve proporcionar a equidade à todos seus frequentadores, sem distinção. Nota-se , então,  que o meio esportivo e o campo educacional são de extrema importância para a inclusão dos cidadãos com deficiência.   Portanto , cabe ao governo , investir em projetos gratuitos para deficientes, por meio da criação de centros esportivos e culturais, além de melhorar a acessibilidade urbana para que todos desfrutem dos espaços sociais, garantindo o respeito e a igualdade de direitos. Ademais, as escolas precisam capacitar os profissionais de educação, por meio de cursos específicos, para que lidem de forma adequada com as crianças debilitadas fisicamente. Tais medidas efetivariam a inclusão social.