Materiais:
Enviada em: 23/06/2017

Em 1948 a ONU promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos levando o mundo inteiro a refletir sobre a humanização do ser humano, documento de importante referncia para estimular a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no trabalho. A partir de então o Brasil passou a elaborar políticas públicas que incentivassem a participação ativa dessa parcela da população. Ainda assim é visível a ausência nos espaços públicos dessas pessoas que segundo o IBGE 2010 são mais de 45 milhões, evidenciando a falha as entidades competentes por tal inclusão.        Uma das primeiras instancias responsáveis pela inclusão é a escola. No entanto há muitos desafios. De acordo com Organização Nova Escola apenas 30% das instituições possuem atendimento especializado, mostrando que dificuldades vão muito além das barreiras físicas. Sem a capacitação de professores o ensino se torna supérfluo, desestimulando as famílias a enfrentar a dificuldade de locomoção no espaço casa-escola, visto que a inacessibilidade das vias e transportes públicos também contribuem para essa acomodação. Assim a universidade é um sonho cada vez mais irreal.             Em decorrência da ausência da capacitação da mão de obra, conseguir emprego é outro grande desafio. Ainda que existam cotas que obriguem a contratação, esse é um dos públicos menos engajados nas companhias, segundo a consultoria Santo Caos. Apenas 8% cumprem a meta e cerca de 11% das pessoas com deficiência aptas ao trabalho é contratada pela cota. É o trabalho que dignifica o homem, permitindo-o atuar em sociedade. No entanto esse é um direito cerceado que exclui o público em questão.             Logo, é importante promover a capacitação das entidades que incluem o individuo na sociedade para que se tornem aptas a incluir também as pessoas com deficiência. Em primeiro lugar tornando as vias públicas mais acessíveis pondo em prática políticas públicas como a Lei Brasileira de Inclusão. As escolas devem sofrer adaptação física a capacitar também à equipe pedagógica. Ademais as empresas devem ser fiscalizadas a fim de fazer cumprir a lei de cotas.