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Enviada em: 29/06/2017

Na Roma Antiga, as pessoas que nasciam com alguma deficiência física poderiam ser executadas, abandonadas ou utilizadas para fins comerciais como prostituição e entretenimento. Séculos depois, no Brasil, mesmo havendo meios capazes de solucionar a exclusão dos cidadãos especiais, tais caminhos ainda se deparam com impasses. Isso é visível tanto na dificuldade da integração dessa população no âmbito educacional, quanto no desrespeito às leis de acessibilidade.   Em primeiro lugar, é válido destacar a importância da educação para a inclusão das pessoas especiais. Nesse sentido, o meio educacional torna-se uma forma essencial para a integração dos cidadãos, de modo a promover independência a esses, bem como assegurar a oportunidade de socialização. Entretanto, muitos indivíduos desse grupo encontram obstáculos para garantir os benefícios gerados pelos institutos educacionais. Um exemplo é o resultado do Censo Escolar de 2014, o qual revelou que três em cada quatro escolas do Brasil não possuem elementos básicos de acessibilidade para pessoas com restrições físicas.   Além disso, o filósofo Aristóteles disse que é preciso tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade. Não obstante, apesar de as leis brasileiras de acessibilidade serem baseadas nos pensamentos aristotélicos, visando respaldar a inserção social dos deficientes, na prática, o desrespeito para com os direitos dessas pessoas é frequente. Prova disso é o registro de mais de novecentas multas, somente em um mês, relacionadas ao estacionamento inadequado em vagas destinadas às pessoas especiais, nas ruas de São Paulo.   Em síntese, medidas são necessárias para melhorar a ação das formas de garantir a integração dos deficientes na sociedade. Dessa forma, o Ministério da educação deve promover a acessibilidade das pessoas especiais no âmbito educacional, por meio de adaptações estruturais nas escolas. Ademais, a longo prazo, os meios de comunicação, juntamente com as escolas, devem promover o conhecimento acerca da importância da inserção dos indivíduos com condições diferentes na comunidade, bem como o respeito às leis que respaldam a inclusão desses.