Através dos primeiros momentos da formação do Brasil, é possível identificar aspectos como a política de exclusão ou rejeição das pessoas com algum tipo de deficiência, como a dos povos indígenas que eliminavam de forma sumária crianças com deficiência ou a excluíam aquelas que viessem a adquirir algum tipo de limitação. E com os negros escravos, a deficiência, era decorrente, dos castigos físicos a que eram submetidos. O preconceito foi construído culturalmente e muitas vezes estas questões demoram a ser revertidas seja no ambiente escolar e na área do trabalho, mas há no Brasil ações que buscam a inclusão dos deficientes na sociedade. Posto que, o pensamento preconcebido na sociedade sobre os deficientes ainda é bastante forte, as escolas ainda não estão preparadas para receber os alunos que tem limitações, visto que a escola inclusiva é obrigação do governo, mas ainda, sofre de falta de estrutura adequada, restringindo a locomoção dos deficientes, e muitas vezes os docentes das instituições educacionais, não recebem preparação adequada para lidar com eles, como saber libras, ou até mesmo didáticas pedagógicas voltadas à deficiência. Na área de trabalho, apesar da lei 8.213/91, artigo 93, criar a obrigatoriedade da contratação de PPD (Pessoa Portadora de Deficiência) e PNE (Pessoa com Necessidades Especiais) e de reabilitados, estabelecendo uma cota, para dentro das empresas, muitas vezes não são realizadas. Entretanto 1981, marca um reconhecimento mútuo e coletivo da situação dos deficientes declarado pela ONU como Ano Internacional da Pessoa Deficiente (AIPD). E a partir de então o Brasil vem realizando ações para erradicar esse preconceito e trabalhar a inclusão no meio social. Em 2016,as paraolimpíadas, foi a prova de que o esporte é um excelente método inclusivo e que todos são capazes de superar qualquer limitação. E a lei Romário após 25 anos para chegar a aprovação, o Brasil adota como lei, e esse estatuto vem para praticar o direito de auxilio-inclusão, FGTS para aquisição de órteses e próteses, recebimento de boletos, contas, extratos em formato acessível, pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar, entre outros direitos. A inclusão é um direito de todos, e que deve ser trabalhada em todos os aspectos sociais. O governo deve tomar como medida por exemplo, Em Belo Horizonte, a ideia de se criar um aplicativo onde o deficiente visual avisa que está no ponto de ônibus esperando pelo transporte, e se o motorista ignorar é devidamente sancionado. Os empresários, tomar como outra forma de intervenção a ideia de uma empresa também de Belo Horizonte que contrata apenas deficientes, pois, os deficientes visuais tem o melhor tato para embalar, e os que são sofrem de limitação auditiva, trabalham com maquinas, já que eles não precisam de aparelhos de proteção auditiva. E acima de tudo praticar os direitos em lei.