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Enviada em: 19/07/2017

Para Sócrates,'' É preciso tratar igualmente os iguais, desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdade ''. No entanto, na atual conjuntura mundial, as pessoas que têm alguma particularidade física são excluídas do meio social. Sendo assim, é necessária uma análise nas causas da exclusão social das pessoas com necessidades especiais para que possam ser propostas soluções.    Em primeiro plano, é possível destacar que a falta de acessibilidade é um problema relevante. Nesse contexto, para Darwin, os mais adaptados tinham maiores chances de sobreviver em um meio. Por esse motivo, a partir do momento que o Estado não convenciona os serviços públicos para os deficientes físicos, estes, por não conseguirem se adaptar ao meio em que vivem, terão maiores dificuldades nas tarefas do dia a dia. O exposto citado pode ser observado nas faltas de rampas para cadeirantes em algumas capitais urbanas.    Em segundo plano, percebe-se que o problema vai além da falta de acessibilidade e entra na esfera das precárias condições de alguns ambientes escolares. Nesse sentido, as estruturas arcaicas de algumas escolas, principalmente rurais, não condiz com as necessidades reais dos alunos com necessidades peculiares. Isso ocorre em virtude de que tais ambientes não possuem mecanismos que facilitem o aprendizado de pessoas, por exemplo, com deficiência auditiva. Prova disso é a falta de profissionais que interpretem os sons e retransmita-os em forma de gestos.    Fica claro, portanto, que se deve combater os fatores que provocam a exclusão social de pessoas com necessidade diferenciadas. Para isso, as prefeituras devem fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não têm adequações para os deficientes físicos e, assim, em parceria com esse setor privado, deve subsidiá-los para ocorrer construções de rampas e a separação de estacionamentos para os deficientes. Ademais, o Governo Federal deve aumentar os investimentos na capacitação de interpretes para que eles trabalhar em escolas que possuam deficientes auditivos.