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Enviada em: 20/07/2017

"É perder um defeito, ou uma deficiência, ou uma negação, sempre é perder"(Fernando Pessoa). As dificuldades enfrentadas por deficientes físico como por exemplo: acessibilidade, discriminação, mobilidade etc, isso chamou atenção do governo e do setor privado.     É lei hoje no Brasil que inclui pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por causa das dificuldades, muitos profissionais com deficiências desistem de buscar uma vaga no mercado de trabalho.  Outro motivo apontado para a exclusão desses profissionais é a falta de qualificação.     As escolas rejeitam alunos com deficiências mesmo sendo obrigada aceitar eles acabam deixado de lado.É necessário que os professores  estejam preparados para lidar com essa situação, mas as próprias instituições  de ensino não contam com recursos físicos e didáticos que visam atender às necessidades desses alunos.    As ações afirmativas do estado que visam promover a inclusão de grupos desfavorecidos. As escolas, o setor privado, as ONG's sem fins lucrativos que visam preencher as lacunas deixadas pelo estado. O Governo e ajuda governamentais, as ONG's  em conjuntos com as escolas, podem contribuir bastante para aumentar a inclusão. Adicionalmente, Ministério da Educação deve aumentar a disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas.Compreender a singularidade de cada processo individual de aprendizagem e propiciar que cada estudante trilhe seu caminho é fundamental para que haja êxito no processo educativo.  A educação inclusiva propicia uma convivência com a diversidade que contribui para o desenvolvimento da tolerância e do respeito e para o combate aos preconceito. A inclusão deve garantir a todas as crianças e jovens o acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece.