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Enviada em: 17/09/2017

A busca por meios de inclusão de pessoas com deficiência é uma realidade no Brasil desde o século XIX com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos,porém este ficou restrito apenas a um grupo da deficiência física. Em contrapartida, atualmente já e notável o suporte superior ao período imperial para pessoas deficientes,todavia é evidente as dificuldades enfrentadas nos meios de inclusão.       As instituições de educação desempenham um papel fundamental no processo de socialização do indivíduo, dessa forma se torna o ambiente ideal para inserir o cidadão deficiente, no entanto mais da metade destas pessoas não possuem o ensino fundamental completo, devido a falta de capacitação técnica e estrutural do meio educacional, assim prejudica a autonomia desta parcela da população, além de diminuir o nível de escolaridade do país.       Outro ponto, é a utilização do esporte como ferramenta de inclusão, visto que, com as Paraolimpíadas de 2016 ofereceram ao público a oportunidade de prestigiar os atletas e concluir que a limitação física não é fator que impeça a inserção do sujeito, entretanto, projetos esportivos para deficientes ainda não abrangem todo o território nacional.       Diante disso, é necessário que o MEC fiscalize escolas privadas e públicas em relação as barreiras arquitetônicas presentes no ambiente escolar, além de garantir que as mesmas ofereçam profissionais capacitados para acompanhar o aluno, como está presente no Estatuto do Deficiente, dessa forma, será possível o acesso destas pessoas ao colégio. Ademais, o Governo Estadual deve oferecer suporte às prefeituras, para a criação e expansão de projetos esportivos, logo estes programas não ficarão concentrados em uma região e poderão alcançar um grande índice de habitantes.