Materiais:
Enviada em: 07/08/2017

As alternativas para a inclusão social de pessoas com deficiência não é um problema somente atual, visto que já na Grécia Antiga, em Esparta, especificamente, crianças com alguma deficiência, física ou mental, eram lançadas ao mar ou em precipícios, poque os espartanos acreditavam que aquelas crianças não teriam uma função em sua sociedade. Atualmente este contexto continua sendo um problema e há fatores que não podem ser negligenciados como: a educação e o trabalho como degraus para a inclusão de pessoas com deficiência e não fatores limitantes.     Em primeira análise, cabe pontuar que a educação proporciona aos indivíduos trabalho e renda que lhes permitem viver com dignidade. Partindo disso, é fundamental que as instituições de ensino estejam preparadas e adaptadas para receber pessoas com necessidades especiais, com a intenção de capacitar e incluir essas pessoas em seu meio social. Porém, dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos mostram que 61% de pessoas com alguma deficiência não têm o ensino fundamental completo, mostrando um déficit de recursos na educação brasileira. Dessa forma, a educação no Brasil se torna um impedimento para a inserção de portadores de deficiência.     Ademais, convém frisar que a inclusão de pessoas com necessidades especiais é lei. Sendo assim, para diminuir as desigualdades entre pessoas com e sem alguma deficiência  existem cotas específicas no mercado de trabalho para melhor ascensão social desses indivíduos. Entretanto, existem muitos problemas que impedem essa realização, por exemplo, de acordo com pesquisas de Vargas.com e Talento Incluir, melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência é o maior entrave para contratar portadores de necessidades especiais. Isso acontece, porque muitas empresas não são adequadas para receber essas pessoas isso, por consequência, torna-se discriminação, tendo em vista que a  igualdade de tratamento e oportunidades são um direito fundamental de todos.    Portanto, medidas são necessárias para resolver esses problemas. É imprescindível que que o Ministério da Educação trabalhe junto com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência para preparar os profissionais da educação, em sua formação, a lidar com portadores de necessidades especiais, além de levar às escolas adaptações como, rampas, banheiros de acessibilidade, livros para cegos entre outros, com a intenção de eliminar as diferenças. Também, o Ministério do trabalho deve instituir que empresas estejam aptas a receber deficientes,  com a intenção de ampliar a lei de cotas que já existe. Somando se a isso, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência deve incentivar as pessoas com necessidades especiais a superar seus limites, com palestras e comerciais, para que assim a inclusão vire realidade no Brasil.