Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais

Envie sua redação para correção
    Em plena contemporaneidade, ainda é comum encontrar grupos sofrendo preconceitos por conta de suas diferenças e deficiências. Dentre eles, pessoas portadoras de necessidades especiais, marcadas por injustiças, segregadas, ignoradas e muitas vezes vistas pela sociedade como parasitas. 
       Sabe-se que Franz Kafka inicia a obra "A Metamorfose" da seguinte forma: "Quando certa manhã Gregor Sansa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso". O autor busca retratar um bicho simbólico, o interior de si mesmo, a metáfora de um homem que se transformou involuntariamente em alguém que não queria ser e foi hostilizado por isso. 
        Outrossim, de acordo com o Censo 2010 divulgado pelo IBGE, 45,6 milhões de cidadãos sofrem algum tipo de deficiência. , que essas pessoas têm o direito à acessibilidade garantido pela constituição (Lei Brasileira de Inclusão/2015). Entretanto, transitar em algumas cidades ainda é um grande desafio, pois a infraestrutura - calçadas, rampas, meio fio, piso tátil - é inadequada, precária ou inexistente. 
       Um dos fatores agravantes dessa realidade, é a escassez de investimentos, da esfera política, destinados às questões essenciais  -escolas inclusivas, habitações com acessibilidade, cotas no mercado de trabalho, transportes adaptados - com a finalidade de inserir socialmente esses indivíduos. 
        Portanto, medidas para diminuir as barreiras na rotina dos portadores de deficiências devem ser adotadas. À Receita Federal cabe o repasse de mais impostos para estados e municípios, visando melhorias nos sistemas de educação (qualificação profissional), transporte e moradia destinados à classe. Além disso a mídia pode divulgar campanhas - lançadas pelo Ministério das Cidades - que incentivem denúncias dos casos que impeçam a inclusão efetiva, usando a participação e a conscientização popular como aliadas para conquistar uma sociedade harmônica com as particularidades.