Materiais:
Enviada em: 18/08/2017

Integração premente      Segundo o escritor português José Saramago,em oposição ao conceito de tolerância,pois quando se tolera apenas algo é concebido e essa não é uma relação de igualdade mas sim, de superioridade das maiorias.Tal declaração, representa os desafios para a inclusão social de portadores de necessidades especiais sejam elas físicas ou mentais.Convém verificar-se as principais soluções para essa problemática atual.     A princípio,nota-se, a ratificação da lei de inclusão social para portadores de deficiência.De fato, há o desafio no meio sociocultural em razão da barreira de inserção de deficientes ,tal como, a dificuldade de acessibilidade com a falta de calçadas adaptadas e acessíveis além da insuficiência e a má  qualidade de transportes públicos.Por meio da instauração do estatuto da pessoa com deficiência- na qual os indivíduos podem recorrer para denunciar discriminações vigentes- possui  o papel de fortalecer a autonomia do cidadão ao exercer seu papel no tecido social.   Somando a essa questões, constata-se as possibilidades em prol da melhoria da qualidade de vida a essa parcela da população.Conforme os dados estatísticos IBGE, informa que 6,2% da população brasileira possui algum arquétipo de deficiência.Certamente, é necessário ascender a política educacional inclusa para a adaptação de alunos que precisam de atendimento específicos, bem como,material didático em braile, e rampas para fácil acesso,porém há falta de políticas públicas e a iniciativa privada formam um abismo para a inclusão de deficientes.    Fica evidente,portanto,a necessidade de alternativas eficazes para a reinserção de portadores de necessidade especiais no tecido social.Logo,a criação de aplicativos,para o auxílio de denúncias realizadas contra discriminação e assistência desses indivíduos no meio urbano resultando de uma parceria de institutos de tecnologia e o governo estadual, além da integração de instituições escolares com professores mais preparados em conjunto com as relações pedagógicas mais adaptadas para o futuro.