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Enviada em: 30/09/2017

Stan Lee é um produtor e escritor que levou aos gibis Matthew Murdock, conhecido como Demolidor, que perdeu sua visão em um acidente, porém teve os seus outros sentidos apurados e, utilizando dessas habilidades tornou-se um herói. Entretanto, fora da ficção a realidade é assustadora, em que os deficientes lidam com dificuldades diariamente para conseguirem os seus direitos.      Segundo o iluminista John Locke, ”todos os homens nascem iguais, sem distinções entre si”. Contudo, o preconceito e a falta de interesse dos governantes reforçam a segregação dessas pessoas e seu direito de ir e vir. A falta de infraestrutura é o principal fator, como calçadas sem rampas, cheias de buracos e estreitas que dificultam a circulação de cadeirantes e deficientes visuais. Além disso, a assistência médica, como fisioterapia, possui um custo elevado e os indivíduos que não tem um poder aquisitivo encaram o SUS, com centros de saúde superlotados, poucas vagas e filas de espera longas.      Embora tenham leis que garantem a inclusão das pessoas portadoras de deficiência nas escolas e mercado de trabalho, elas não são obedecidas. Esses obstáculos são criados, muitas vezes, pelo preconceito das empresas, donos de uma visão ultrapassada que o individuo deficiente não é tão “produtivo” quanto aos demais, assim, são recusados para o cargo. E quando são contratados recebem uma faixa salarial menor que a dos seus colegas de profissão. Nas escolas não é diferente, a falta de professores qualificados nos setores públicos de ensino, prejudica o aprendizado dessas pessoas. Mostrando que a inclusão de pessoas com deficiência é uma questão não só política, como também, social e precisa ser resolvida.      Portanto, o governo deve melhorar a infraestrutura nas cidades, como construção de rampas,para que essas pessoas desfrutem dos espaços sociais e fiscalizar e punir empresas que promovam a exclusão de deficientes. Ademais, o MEC precisa qualificar os professores para atender de forma adequada os alunos portadores de deficiência.