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Enviada em: 03/10/2017

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. No entanto, apesar de representarem um número tão significativo e terem inúmeros direitos garantidos por lei, esses indivíduos ainda enfrentam problemas como a dificuldade para acessarem o ensino regular e a visão limitada que parte da sociedade tem sobre a pessoa com deficiência.   Primeiramente, cabe pontuar que o acesso de pessoas deficientes ao ensino regular é previsto pela lei 13.146, entretanto esse direito não é plenamente cumprido, pois faltam adequações no espaço físico e no corpo pedagógico, ou seja, faltam rampas, corrimãos e profissionais capacitados e disponíveis para garantirem uma plena experiência de inclusão e aprendizagem ao aluno portador de necessidades especiais.   Ademais, convém frisar que a população nutre uma visão equivocada sobre o deficiente desde as primeiras civilizações. Muitos foram mortos ou esterelizados em tribos indígenas e sociedades higienistas, pois eram vistos como aberrações e/ou incapazes. No entanto, eventos como as paraolimpíadas em que indivíduos com diversos tipos de deficiência mostram-se capazes de praticar esportes, competirem e vencerem, evidenciam à população que deficiência e limitação não são sinônimos ampliando assim os horizontes e abrindo portas para a verdadeira inclusão.   Portanto, o Ministério da Educação deve incluir no currículo dos cursos de licenciatura disciplinas voltadas ao ensino especial inclusivo, permitindo a formação de profissionais capacitados, assim como investir em construção de edificações adaptadas às mais diversas deficiências, ou seja, com rampas, corrimãos e calçadas com guias a fim de garantir ao aluno deficiente acesso ao ensino inclusivo e de qualidade que lhe é direito por lei. Além disso, o Ministério da Cultura junto aos governos estaduais e municipais podem promover feiras e convenções em que pessoas com deficiência mostrem à sociedade seus trabalhos e talentos, propiciando assim interação e mudanças de paradigmas.