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Enviada em: 18/10/2017

No findar da Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) promulgou os direitos humanos. Nesse contexto, os Estados democráticos asseguram a dignidade da pessoa humana por intermédio do princípio da isonomia.No entanto, sabe-se que ainda há falhas na aplicação dessa garantia no que tange à inclusão social de pessoas com deficiência. Nesse âmbito,medidas são necessárias para solucionar essa problemática.         Em primeiro plano, é primordial que as instituições de ensino forneçam um atendimento especializado aos deficientes. Parafraseando o filósofo Aristóteles, é mister tratar desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdade. Dessa forma, as escolas falham em não propiciar profissionais que saibam lecionar ,corretamente, aos portadores de deficiência. Por conseguinte, essa minoria, procura concentrar-se em escolas inclusivas, segregando-se assim do restante da sociedade.          Outrossim, um caminho plausível para a inclusão social desse setor é o investimento em políticas de acessibilidade. Nesse sentido, a falta de calçadas adaptadas para cegos e cadeirantes bem como  a escassez de rampas e elevadores em centros culturais e educacionais dificultam a locomoção  dos deficientes. Por conseguinte, poucos conseguem formar-se e ingressar no mercado de trabalho. Prova disso são dos dados do Censo Escolar que denotam que apenas 4% dos portadores de necessidade da região Nordeste, no Brasil, concluíram o ensino superior.     É imprescindível,portanto,que as garantias constitucionais dos portadores de deficiência sejam asseguradas. Para tal, as escolas devem promover a integração dos deficientes por meio de  cursos específicos que capacitem os professores, a fim de que esses saibam lidar de forma adequada com crianças debilitadas. Ademais,o Ministério da Educação,  em parceria com o terceiro setor, deve promover maior acessibilidade aos deficientes por intermédio de verbas direcionadas à construção de rampas , calçadas e elevadores em centros culturais e educacionais, no intuito de que todos tenham acesso à educação e alcance o mercado de trabalho.  deve ser democrático e igualitário incorporando a todos os seus frequentadores, sem distinção. . a falta de rampas e elevadores  em centros culturais,  insti