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Enviada em: 24/10/2017

Em um dos capítulos da obra "Memórias Póstumas" de Machado de Assis, o personagem Brás Cubas relata um episódio no qual se sentiu atraído por uma moça, mas a recusou ao saber que ela era deficiente física. Fora do âmbito literário, os impasses enfrentados por pessoas com deficiência são uma realidade no Brasil. Desse modo, cabe analisar os desafios encontrados por esse grupo no que tange a acessibilidade urbana e o acesso à educação, buscando medidas que atenuem a problemática.      Mormente, salientam-se as dificuldades enfrentadas por deficientes na questão  acessiblidade urbana. Embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, as dificuldades enfrentadas por esse grupo na questão do ir e vir são árduas. Isso ocorre porque ao longo da história não houve um planejamento urbano adequado aos diversos tipos de deficiências físicas. Isso se torna evidente ao se analisar a insuficiência de estruturas como pisos táteis, semáforos sonoros ou rampas de acesso nas cidades do país, favorecendo a exclusão social desse grupo.    Outrossim, além do âmbito da mobilidade, indivíduos deficientes também enfrentam problemas no aspecto educacional. Embora o estatuto do deficiente físico tenha alcançado progressos ao implementar o ensino de libras nas escolas e cotas para deficientes no ensino superior, muitas instituições de ensino ainda não estão devidamente equiparadas para atender pessoas com necessidades especiais. Em virtude disso, há uma supressão visível desse grupo no que se refere ao acesso ao ensino.         Dessa maneira, medidas são necessárias para resolver os impasses. Destarte, a secretária municipal de mobilidade urbana deve direcionar investimentos às cidades, a fim de adequar o espaço urbano ao atendimento de pessoas com deficiências físicas. Além disso, o Estado deve implementar nos Institutos de ensino apostilas que possibilitem a leitura em braile, rampas e elevadores favorecendo a mobilidade e professores capacitados para atender alunos com necessidades especiais.