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Enviada em: 31/10/2017

Desde o iluminismo, já sabemos - ou deveríamos saber- que uma sociedade só evolui quando um se mobiliza frente ao problema do outro. Entretanto, quando se observa a dificuldade de inclusão social dos portadores de necessidades especiais no Brasil contemporâneo, nota-se o princípio iluminista é rompido. Nesse contexto, a falta de integração e acessibilidade, em consonância com baixo nível de escolaridade são os desafios para uma eficiente democratização. Em primeira análise, Indubitavelmente a projeto expansionista brasileiro de ruas e centros urbanos, na década de 60, foi mal formulado trazendo reflexos para atualidade. Nessa perspectiva, a falta de integração e acessibilidade impossibilita o acesso de grande parte da população, principalmente, os deficientes. Isso deve-se, a concentração de subsídios na construção de monumentos ,de maneira a não arquitetar os aspectos socioespacial. Dessa maneira, esse processo cria uma restrição na acessibilidade de pessoas , devido aos constantes desnivelamentos em ladeira ,calçadas e, também, a falta de rampas de apoio, dificultando seu deslocamento ao trabalho ou afazeres cotidianos- como compras no supermercado, atividades físicas dentre outros- ,assim, muito daqueles que não tem renda suficiente ,têm que enfrentar essas constantes inclemências Em análise mais aprofundada, os níveis baixo em educação das pessoas com deficiências são outro fator preponderante que impedem a consolidação do ideal de igualdade, fraternidade e liberdade. Tal proposição remete a teoria de opressão simbólica tratada por Pierre bordieu, na qual a violação dos direitos humanos não consiste somente no embate físico, está ,sobretudo, na perpetuação de atos que atentem contra dignidade humana. Desse modo, quando uma pessoa com necessidades especiais deixa de frequentar uma escola por não ter professores que se adequem a seu problema o desrespeito é perpetuado. Assim, esse empecilho não democratiza o a acessibilidade, visto que, é inadmissível na sociedade atual Em vista de toda problemática permeada pela questão da inclusão social e a necessidade alternativas de inserção ,portanto, são necessárias medidas para resolver esse impasse. O Governo por meio do ministério de infraestrutura e desenvolvimento deve destinar maiores investimentos na construção de rampas, destruindo desnivelamentos a fim de desenvolver uma área urbana acessível a todos. Concomitantemente, as Escolas devem fazer projetos de capacitação de professores,por meio de palestras e planejamentos e mostrar na prática que estão preparados para receber todos sem distinção.