Materiais:
Enviada em: 28/03/2017

O sistema educacional do Brasil teve seu inicio no século XVI com a chegada dos missionários jesuítas, estes utilizavam da catequese como método de ensino. Hodiernamente, a educação brasileira está passando por um processo de transformação. Contudo, para que essas mudanças sejam benéficas a população é necessária a implantação de escolas de tempo integral e a utilização da tecnologia no processo educacional.   Em primeiro lugar, escolas de tempo integral permitem aos alunos um melhor acompanhamento psicopedagógico, esses além da carga horária normal de aula tem acesso a atividades extracurriculares como a prática de esportes,teatro e dança. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação comprovou que estudantes de ensino integral possuem melhor desempenho escolar além de estarem mais aptos ao mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se que o filoso Kant estava correto ao afirmar que, o ser humano é aquilo que a educação faz dele.   Outrossim, a incorporação da tecnologia no processo pedagógico beneficiaria a aprendizagem, aulas mais atraentes e inovadoras, ampliando possibilidades para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.Como também, despertaria a curiosidade e novas descobertas, estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento  do estudante.    Desta forma, é dever do Ministério da Educação em parceria com as secretarias de educação através de recursos federais, a criação de escolas de tempo integral que além de garantir um ensino de qualidade, proporcione ao aluno atividades extracurriculares como iniciação a cultura e ao esporte. Ademais, é indubitável que o Poder Legislativo crie um projeto de lei que informatize a educação no Brasil, investindo mais em tecnologias  pedagógicas, assim proporcionando ao estudante e ao professor uma maior eficácia na hora da aprendizagem.