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Enviada em: 27/03/2017

Da teoria à prática  Do Mundo Grego até hoje, entende-se que sociedades só evoluem a partir do uso da razão.Logo, o compromisso com os princípios de cidadania é essencial.Porém, isso não vem sendo observado na realidade quando analisado o déficit no sistema educacional brasileiro, ocasionado por ausência de infraestrutura e  participação da família.   O acesso a educação é a base para a formação de um cidadão e para o desenvolvimento do país.Portanto,educar deve ser priorizado pelo Governo,mas,isso não ocorre na realidade brasileira.Há hoje no Brasil deficiência no investimento, por parte dos setores públicos, na infraestrutura das escolas.Dado que uma parcela expressiva delas apresenta condições precárias.Desse modo, o país deveria basear-se em sistemas educacionais como o da Finlândia para melhorar o próprio.   Outro fator, é a presença sutil de conscientização da família sobre sua importância no processo educacional.Segundo Durkhein, fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar.Seguindo esse raciocínio, informar as famílias brasileiras sobre sua participação efetiva no meio escolar é fundamental para melhorar o sistema.Desse modo, abordar o assunto para a população é ideal para reduzir o senso comum sobre a temática.    Entende-se,portanto, que a falta de investimento por parte do Estado na infraestrutura e na conscientização da sociedade é um dos agentes causadores do problema.Assim,torna-se necessário os diretores de escolas,o corpo docente e ONG's exigirem do Poder Executivo e dos municípios maior investimento na estrutura das escolas como: a implantação de novas tecnologias.Ademais, exigir do mesmo promover debates nos meios de comunicação como:internet,televisão e rádio sobre a participação dos cidadãos e da família na educação.Dessa maneira, será possível legitimar o conceito de cidadania.