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Enviada em: 21/03/2017

Desafio Educacional   Há uma ideia que predomina na sociedade contemporânea na qual a Educação tem papel essencial no desenvolvimento econômico e social de uma nação. Esse pensamento dialoga com os anseios dos brasileiros que almejam uma posição de maior protagonismo, ainda que alcançar essa eficiência no sistema educacional brasileiro seja um grande desafio.    A ineficiência tem origem histórica num modelo que deixou de ser elitista e exclusivista para transformar-se em um sistema de acesso universal com estrutura precária e despreparado para lidar com as diferenças. Como resultado desse modelo sem os recursos necessários, os profissionais da área não encontram boas condições de trabalho, assim como alunos não frequentam um ambiente favorável à aprendizagem. Nesse sentido, a primeira demanda necessária seria aumentar o investimento na área.   Baseando-se em exemplos estrangeiros para justificar as políticas públicas que objetivam soluções fáceis para problemáticas complexas, adotou-se um sistema de Escola Integral para o Ensino Médio que na prática não resolve o problema de base tendo em vista que os alunos já vêm com deficiências dos ciclos anteriores. Sendo assim, para um modelo efetivo de escola é preciso levar adiante propostas pedagógicas que não atendam apenas às demandas dos vestibulares e do mercado de trabalho, afinal, como diria o acadêmico e professor Antonio Nóvoa "a escola é um espaço de construção de saberes" e não uma prisão onde um professor usando sua hierarquia simplesmente despeja conhecimento nos alunos.    Por certo, é necessário que a escola seja um ambiente receptivo para que toda a comunidade seja atuante e colaborativa. Também é fundamental criar oficinas que incentivem atividades como, por exemplo, leitura e escrita criativa para que os alunos além de serem produtores de conhecimento, tenham a capacidade de transmitir seu empirismo e sua sapiência ao julgamento de um corretor.