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Enviada em: 21/03/2017

A escola do amanhã            Segundo Zigmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas, e econômicas é característica da "modernidade liquida" vivida no século XX. A problemática da educação brasileira reflete essa realidade.          Os números da educação no Brasil expõe uma educação deficiente. O último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, apenas 77 alunos conseguiram nota máxima em redação. Por outro lado, mais de 53 mil candidatos tiraram zero.Tais expostos apontam algumas lacunas a serem trabalhadas.         Recentemente o Governo propôs a reformulação do Ensino Médio no país como estratégia para mudar essa problemática. Todavia apenas isso não resolverá. O deficit educacional Brasileiro tem raízes históricas. As primeiras letras ensinadas aos primeiros habitantes foram feitas por padres e não professores. Hoje a realidade se modificou um pouco.Apenas professores dão essas aulas mas, professores de português dão aula de história ou seja, assim como no passado tudo é feito no improviso.        Por outro lado não se pode culpar apenas o governo pelas mazelas na educação. A família também tem sua parcela. Estudos indicam que pais que participam da vida educacional de seus filhos faz com que esses alcancem notas melhores. E ainda segundo a mesma pesquisa alunos que passam mais tempo em sala de aula tem desempenho melhor nos exames. Exemplo disso ocorre nos países da Europa onde a educação é em tempo integral e no Ranking educacional aparecem com as melhores posições.        O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço do problema educacional brasileiro, deve se tornar-se efetivo, uma vez que  sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e afamilia, será possível amenizar os problemas na educação, construindo uma sociedade mais fiel aos ideais ou princípios da constituição.