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Enviada em: 23/03/2017

"Eu queria ter aulas de dança"    De acordo com dados divulgados pelo IBGE no ano de 2015, existem mais de 13 milhões de analfabetos no Brasil. E de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o Brasil ocupa a 60º posição no ranking mundial de educação. Recentemente, houve uma reforma no Ensino Médio que irá ser aplicada no ano de 2018, mas seria ela uma alternativa para melhorar o sistema educacional? Poderia ser uma alternativa suficiente para jovens não abandonarem os estudos?    Desde muito cedo crianças e adolescentes são motivados pelos seus pais e pela própria sociedade a frequentar uma escola a fim de desenvolver suas habilidades em diversas áreas do conhecimento. As áreas são bem básicas porém complexas o que muitas vezes torna o ambiente de estudo um ambiente bastante saturado. No ensino fundamental a criança é obrigada a estudar 8 matérias mais uma língua estrangeira e agora no ensino médio (de acordo com a reforma) o aluno terá disciplinas básicas como obrigatórias e disciplinas do seu interesse como facultativas. Outro fato é que ultimamente a tecnologia vem sendo uma alternativa de melhora no aprendizado do estudante. Esse fato, infelizmente, nos leva a outro fato de que em alguns casos a tecnologia também afasta o interesse do aluno pelo aprendizado. E como consequência alguns Estados têm suas próprias leis proibindo o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula.   Pais e responsáveis são fatores essenciais de motivação para o engajamento de crianças e adolescentes aos estudos. É importante o acompanhamento e ajuda para um melhor aproveitamento do ensino fundamental e médio. Alguns dos fatores que desmotivam os estudantes nesses períodos é a ausência da motivação dos pais, o excesso de matérias, a ausência de projetos educacionais e clubes (como de leitura por exemplo) nas escolas públicas e principalmente a falta de um profissional que oriente o estudante a estar bem encaminhado. Por todos esses aspectos, o que se deve ser levado em conta é que o conhecimento do estudante não se baseia na quantidade do que o estudante sabe, mas sim, na qualidade do que ele sabe. Além do acompanhamento dos pais, é essencial que se haja a implementação de projetos e matérias que possam quebrar a monotonia do que é ensinado. Fazendo assim com que a escola se tornasse mais interessante, diminuindo assim o número de abandono. Matérias como fotografia, mecânica, teatro, culinária, dança e etc poderiam ser implementadas no currículo escolar das escolas públicas junto com um bom profissional que acompanhasse e ajudasse na escolha da carreira profissional do estudante.