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Enviada em: 26/03/2017

A educação brasileira encontra-se em defasagem. Problemas como falta de preparo dos professores para a realidade da sala de aula, remuneração baixa, não participação dos pais, ausência de articulação eficiente entre o ensino médio e profissional, e uso de técnicas ultrapassadas de ensino, tem contribuído para o aumento da evasão escolar. Segundo a Seade, Fundação Educacional de Análise de Dados, o número de jovens entre 15 e 17 que desistiram da vida escolar, aumentou de 7,2% para 16,2% em 12 anos, deixando explícita falta de atenção dada ao sistema educacional. A problemática descrita remota também ao índice de desemprego no Brasil, que não está somente ligado a crise financeira, mas a falta de formação de profissionais em suas respectivas áreas, trabalhadores que muita vezes deixam as escolas para ajudar a família financeiramente, o que sustenta o ciclo vicioso, enaltecendo o quanto a deficiência no sistema educacional afeta o país.  Alternativas como integração do currículo a tecnologia, sistema eficiente no aperfeiçoamento de professores, melhoria no espaço físico escolar, qualidade do material escolar oferecido, melhor remuneração profissional, devem ser consideradas para somente assim haver a implantação de um método de ensino inovador eficiente, como o mediotec. Aumento de carga horária, e habilitação de nível técnico, sem qualidade de ensino, agrava e não soluciona o problema.  Portanto, investimento público, nas áreas determinantes apresentadas, munido de qualidade de ensino, resultaria em alguns anos, em cidadãos letrados, profissionais com boa qualificação e consequentemente uma sociedade autônoma.