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Enviada em: 31/03/2017

Debates sobre mudanças necessárias no sistema educacional nas escolas públicas brasileiras vem ganhando espaço na medida que cresce questionamentos sobre o tema.O alerta sobre a escassez de recursos tecnológicos voltados á educação, somado a incapacidade de professores em lidar com alunos "problemáticos" além da divergência de opiniões sobre o rumo que o ensino vai traçando consolida dificuldades no processo de desenvolvimento educacional. Sem formação adequada, professores têm dificuldades em solucionar problemas de comportamento.O papel de novas práticas pedagógicas associados com conhecimentos básicos de psicologia infantil obtêm resultados satisfatórios ao longo dos anos finais do ensino fundamental.Dinâmicas em grupo gera participação e alia-se com a troca do autoritarismo do educador para um envolvimento marcado pela cooperação entre ambos.Ideal que direciona para um bom ambiente no ensino médio regular, evitando a interrupção da formação do integrante. Ademais, a carência de infraestrutura também é causa da falta de proatividade nos alunos.Existem milhares de escolas em estado de uso precário ao longo do país.A educação pública precisa contar com instalações físicas e equipamentos adequados para promover qualidade.Além de funcionamento estável ao longo dos anos letivos. A novidade no âmbito da educação deste ano de 2017 foi a reforma do ensino médio sancionada em fevereiro, na qual já tem data pra 2018 começar a valer.Porém,há divergências neste quesito.Críticos da reforma apontam a falta de um debate público amplo com a presença de pais,alunos e agentes interessados.O que por consequência gera desconforto em uma parcela da população. Portanto, lidar com alternativas para aprimorar o sistema educacional exige tempo e consenso com a sociedade estudantil.Não obstante, o governo é responsável em cumprir investimentos na infraestrutura básica e também inovando com o auxílio de laboratórios de informática e químicos.Ademais, é plausível, primeiramente, que o governo forneça práticas inovadoras para o curso de pedagogia e da área técnica profissional mencionada na reforma do ensino.O desafio da mudança do cenário educacional começa nas relações iniciais entre mentores e aprendizes.