Já dizia Kant "o homem não é nada além do que a educação faz dele". No Brasil, a educação vem passando pela necessidade de reformulação, não só pela didática arcaica, como também, pela forma como a sociedade compreende a relevância do ensino. O formato das aulas, a liberdade do planejamento escolar e a maneira como os alunos fiquem motivados, são os principais meios de modernizar o aprendizado.O direcionamento do estudo a partir da aptidão disciplinar e a independência das instituições para tal situação , democratizaria, e facilitaria o desejo do conhecimento em sala de aula. Outro aspecto a ser relevado é o posicionamento social sobre a educação. A desvalorização do ensino, principalmente da rede pública , atrelada à falta de incentivo dos responsáveis pelos estudantes e a falta de perspectiva de vida, promovem o desinteresse de quem deveria estudar, desenvolvendo um ciclo que impede a promoção da educação. Portanto, é necessário repensar a transformação do cenário acadêmico.Cabe ao ministério da educação, juntamente com sindicatos de professores, repensar o modelo de ensino com a participação dos alunos, para que a escola se transforme em um lugar mais democrático.