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Enviada em: 03/04/2017

Desde os processos denominados "revoluções industriais" e ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais. Isso se evidencia pela falta de infraestrutura decente nas escolas em consonância com a precariedade na gestão escolar, levando ao fracasso o sistema educacional no Brasil.         Emmanuel Kant,filósofo do século XVIII, considerava a educação como grande segredo para o aperfeiçoamento da humanidade. Não obstante, a nação brasileira deixa o ensino em segundo plano, tendo em vista que o mercado de trabalho vem recebendo um grande contingente de  pessoas não qualificadas, além do crescimento da criminalidade nas cidades. O Plano Nacional de Educação têm-se focado no aumento de gastos neste setor como se fosse a solução. Na verdade o foco a ser discutido não é a formação de mais "elefantes brancos", mas sim, leis que permitissem maior flexibilidade na logística escolar. Não adianta aumentar o tempo nas instituições de ensino se a estrutura continua a mesma, nem mesmo usar tabletes nas salas de aulas. O período integral somente leva ao tédio estudantil.           Nesse sentido, a reformulação do ensino médio é uma estratégia governamental defeituosa, visto que não é só nessa área que precisa mudar. A forma que os educadores brasileiros vêm produzindo práticas sem implantação pedagógica leva ao corpo discente uma cultura individualista, com competição desenfreada e ausência de trabalho em equipe. A velha escola há de parir uma nova educação, contudo as dores do parto serão intensas, enquanto a tecnocracia e burocracia continuarem a invadir domínios em que deveria prevalecer a pedagogia.              Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dessa forma, medidas como o monitoramento adequado no desempenho dos alunos nos exames de proficiência, assim como testes avaliativos aos professores para saber se estão satisfazendo o corpo discente em questão de conteúdo e presença colegial. A instalação de metas aos educadores com premiações também incentiva um melhor relacionamento no ambiente de trabalho. Não deixando de lado a responsabilidade social nessa questão, a começar pelos próprios pais, que não podem simplesmente terceirizar para os colégios a obrigação de educarem seus filhos.