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Enviada em: 23/03/2017

Em contexto atual, o governo brasileiro instituiu a medida provisória de reforma do ensino médio no país. Indubitavelmente, tal atitude expressa a defasagem do sistema educacional em vigência. Além disso, problemas sociais, estruturais em consonância a desvalorização da educação pública brasileira faz com que seja necessário refletir, debater e encontrar soluções práticas para reverter este quadro tão preocupante.    A constituição de 88 assegura ao cidadão o direito à educação, sendo assegurado pelo Estado e pela família. Todavia esse direto não é pleno, visto que, ainda ocorre a evasão escolar, a qual se dá por muitos motivos sociais, mas também por desinteresse do aluno segundo dados do PNAD, o que demonstra um sistema que faz do aluno um mero ouvinte e o integra minimamente. Se faz necessário a integração do aluno nas aulas que de preferencia sejam mais práticas do que teóricas fazendo o aluno se envolver com a aula e desenvolver seus pensamentos.   Outrossim, a estrutura física e pedagógica também possuem papel determinante na qualidade de um sistema educacional. Sendo assim, escolas com infraestrutura correta estimulam seus alunos a aprenderem mais. Fato disso é a disposição de laboratórios, as escolas que os possuem têm seus alunos engajados na prática e as escolas que não possuem tais instrumentos têm seus alunos apenas com conhecimento teórico. Um currículo escolar com teoria e práticas associadas é sem dúvida um fator crucial na excelência estudantil.    Entende-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o quadro. É necessário a reformulação do sistema educacional no país, com currículos práticos e que estimulem o aluno a interagir e desenvolver seus pensamentos. Para isso é essencial a mobilização de esferas públicas em conjunto à sociedade através do melhor repasse das verbas públicas para que sejam investidos em infraestrutura, na capacitação de professores; a sociedade deverá dar sua contribuição através da participação ativa na vida escolar dos filhos e na estimulação do estudo solitário.