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Enviada em: 27/03/2017

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim,a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico",por ser,assim como este,composto por partes que interagem entre si.Desse modo,para que esse organismo seja igualitário e coeso,é necessário que todos os direitos sejam garantidos.Contudo,no Brasil,isso não ocorre pois nota-se a falta de alternativas para a melhoria da educação,principalmente na rede pública.A precária infraestrutura em tais instituições e o ineficiente interesse dos alunos são obstáculos do atual problema.   A educação básica é prejudicada quando se tem por início a precária condição dos meios de efetivar o ensino.A música "Another brick in the wall" do grupo inglês Pink Floyd critica a educação reprodutiva que não visa a transformar o aluno em um cidadão pensante e questionador,tornando-se mais um tijolo no muro da falsa evolução.Isso se dá através da problemática politica pedagógica na qual institui uma progressão automática de ensino e aprovação,sem o engajamento e a preocupação com o desenvolvimento do ser.Com isso, o aluno perde a motivação em aprender pois sabe que não precisará fazer grandes esforços para passar de ano devido à falha no processo educativo.Desta forma,o não interesse perante ao verdadeiro desempenho do aluno contribui para a sua involução quanto ser intelectual.  Outrossim,o impasse estrutural do ensino se torna outro fator de regressão rumo ao desenvolvimento.Diante da falta de infraestrutura local e material presentes na maioria das instituições publicas,a efetivação da boa qualidade de aprendizagem é afetada pela pequena quantidade de recursos e materiais didáticos necessários para tal realização.Alem disso,os alunos sentem-se como se estivessem vivendo em uma prisão por conta da falta de perspectiva e pela monotonia das aulas que,na maioria das vezes,são padronizadas e sem qualquer relação sociocultural com outras áreas,como por exemplo o esporte e a arte.    Portanto,medidas são necessárias para que haja alternativas a fim da criação de mudança no sistema educacional.O pedagogo Paulo Freire afirmou que se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tampouco há mudança.Sendo assim, é fundamental que o Ministério da Educação invista subsídios nas Escolas a fim de melhorar a infraestrutura local,criando atividades alternativas como jogos esportivos, capazes de atrair o interesse dos jovens.Cabe ao governo, investir na capacitação dos professores para que não haja a aprovação automática dos alunos e que realize espaços de monitorias e acompanhamentos individuais com a finalidade de auxiliar os jovens desde a base do ensino.Somente assim, tais alunos deixarão de ser apenas mais um falso muro na sociedade.