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Enviada em: 30/03/2017

Segundo o site da UOL, o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar dentre os 100 países de maior IDH, no mundo. Um número gritante que evidencia uma necessidade de mudança no sistema de educação. Musicas, brincadeiras e aulas dinâmicas com uso das novas tecnologias, são algumas das formas pelas quais os educadores podem se utilizar para transformar a necessidade de aprendizagem em uma atividade mais prazerosa e manter os estudantes na sala de aula.   Albert Einstein disse que o ensino deveria fazer os alunos sentirem que este é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação. Embora essas palavras tenham sido proferidas em meio ao século XX, elas se mostram bastante atuais. Como foi exibido pela revista Época em 2013, o método tradicional de transmissão de conhecimento das matérias básicas, como matemática e português, é ineficaz e leva estes conteúdos à apatia do aluno.   Deste modo, as inovações tecnológicas podem ser grandes aliadas da educação. O uso de tablets e computadores costumam tornar a aula mais dinâmica e atraente por quebrarem a monotonia da lousa e do livro e, consequentemente,  permitem ao estudante um aprendizado maior. Além disso, plataformas de cursos online também podem ser utilizados para complementar os estudos e expandir os horizontes da educação pra além da sala de aula.   Outro fator importante, é o uso da música na aprendizagem, principalmente de línguas estrangeiras. O site Japonês Online, do professor Luiz Rafael, é um grande exemplo disso, pois desde 2012 vem trabalhando com a ferramenta musical para otimizar o ensino do idioma.   Cabe, portanto, ao Ministério da Educação levar para a sala de aula métodos dinâmicos de ensino como o tecnológico e musical, através da integração digital das escolas públicas e o estímulo à fusão interdisciplinar da música com as demais matérias, visando a quebra da monotonia tradicional e gerando a maior permanência dos estudantes no colégio.