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Enviada em: 22/03/2017

O mal do século     A situação do sistema educacional no Brasil está além das condições dignas de convivência e melhorias no desempenho das avaliações. A necessidade do imediatismo, em que muitos jovens são afetados pelo fato de serem submetidos a uma grande quantidade de informações em um curto período de tempo, é um problema característico do século XXI .    As avaliações escolares atuais não são capazes de definir o nível de conhecimento dos alunos, tendo em vista que o conhecimento de cada pessoa pode ser mais amplo que uma prova de múltipla escolha rasa e objetiva. A ansiedade causada pelo imediatismo e pela imposição de boas notas atinge os estudantes e enfraquece o raciocínio lógico. O foco não deveria ser somente o desempenho em avaliações - visando que a padronização das respostas faz dos alunos repetidores de pensamentos e não autocríticos.    Acrescentar no sistema educacional - de preferência no Ensino Médio - o interesse da autocrítica e ceticismo nos alunos - capacitando assim, os professores em sua formação para adquirirem esse interesse nos jovens . Mostrar aos adolescentes que a complexidade das coisas não se resumem em notas.    É necessário acrescentar na formação dos professores, dinâmicas de incentivo aos alunos à leituras e atividades céticas. Assim como também, valorizar a presença dos psicólogos e pedagogos no ambiente escolar - trazendo com eles - palestras e discussões importantes para a amenização da ansiedade e da pressão social do imediato. Tudo como forma de um projeto aprovado em todos os estados com o apoio do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.