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Enviada em: 29/03/2017

A massificação do acesso à educação foi conquistado no Brasil por meio de políticas públicas como a construção de novas escolas, inclusive na zona rural. No entanto, esse fenômeno deve ser acompanhado pelo aprimoramento da qualidade do ensino. Nesse sentido, as perspectivas para o sistema educacional no Brasil são de mudanças, tanto na esfera pública quanto na particular.      É notório uma tendência de avanço nas relações entre professores e alunos. Com o advento da tecnologia nas salas de aula, tornou-se mais prático e interessante a passagem do conhecimento. E a interação sendo facilitada, contribuiu para o melhor entendimento dos alunos. Com isso, torna-se indispensável que o Governo comece a pensar em maneiras de incluir as escolas públicas nesse processo de educação, oferecendo a elas mais equipamentos, como computadores, projetores de multimídia e datashow.       Ademais, o novo formato de escola do século XXI deve ir além da instauração das novas tecnologias, já que precisa-se efetivar suas funções primordiais de formara cidadãos e promover ao aluno o seu futuro poder de escolha perante as diversas áreas do conhecimento. Para isso, as disciplinas básicas de Português e matemática precisam ganhar uma ênfase maior, assim como as aulas de filosofia e sociologia necessitam ganhar mais atenção, tanto dos alunos quanto das autoridades.       Assim, as alternativas para as melhorias analisadas vão desde a mudanças de hábitos e mentalidade dos estudantes até alterações estruturais nas escolas. O acadêmico precisa certificar-se que a escola não é apenas uma obrigação e sim um instrumento para a sua formação consciente e engajada, e nesse âmbito a família possui grande relevância ao incentivar e companhar seu desempenho. Já a instituição escolar, necessita tornar-se mais atraente e comprometida, buscando sempre aperfeiçoamento no conjunto de professores, material didático e práticas pedagógicas.        Em síntese, o sistema educacional brasileiro ainda possui entraves que impedem um bom e nivelado aprendizado, senso necessário, portanto, mudanças benéficas. o Poder Público poderia destinar mais verbas à educação, para promover alterações que reflitam na qualidade do ensino, como potencializar as infraestruturas das instituições, equipando-as com mais computadores, professores e supervisores, os quias poderão fiscalizar os repasses do governo.