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Enviada em: 01/04/2017

Sofrendo as consequências de investimentos tardios e mal planejados desde a gestão de Juscelino Kubitshek, o sistema educacional brasileiro contemporâneo encontra-se em estado crítico. Com graves déficits em sua estrutura mais básica , o setor mergulha o país em uma série de problemas de cunho social, econômico e até mesmo político.    Analfabetismo. A  guerra contra a qual mais se deveria lutar coloca, hoje, associada a outros problemas, o Brasil na 88° posição no Ranking de Desenvolvimento Educacional segundo a UNESCO. O problema que limita o cidadão desde tarefas simples como escrever o próprio nome à encontrar emprego, mesmo em seu estágio funcional, dificulta  não só  o desenvolvimento intelectual do indivíduo como prejudica sua ascensão econômica, evocando maiores índices de pobreza.    Outro fator colaborador para essa crise é a falta de infraestrutura e de incentivo ao professores. Munidos de irrisórios salários, os profissionais que atuam como engrenagem chave no processo educativo, junto de seus alunos, sofrem com a precariedade de elementos básicos como salas de aula, laboratórios de ciências e espaços voltados ao esporte e lazer. Tal deficiência minimiza os níveis de aprendizagem, desestimula os discentes ao engajamento pedagógico e torna o campo do magistério cada vez menos atraente para o público ingressante na vida profissional.    Deve-se, portanto, por parte  do MEC e do Governo Federal realizar uma reforma na educação básica através da implementação de instituições alfabetizadoras para alunos atrasados e da criação de dinâmicas  educativas que incentivem o aprendizado nas escolas já existentes. Ademais, em parceria com a iniciativa privada, as Secretarias de Educação poderiam se empenhar na reconstrução das unidades de ensino públicas, além de, com apoio da Receita Federal, destinar uma maior parcela do dinheiro arrecadado para valorizar a remuneração dos educadores. Dessa forma, o Brasil caminhará gradativamente para o pleno desenvolvimento, deixando para trás um passado que ensinou que sem educação, não há progresso.