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Enviada em: 22/03/2017

A escola constitui uma instituição social de apoio ao desenvolvimento psicossocial do indivíduo nas duas primeiras fases da vida, infância e adolescência. No momento em que essa abordagem se faz ineficiente, como no caso brasileiro, perde-se um importante instrumento de auxílio na formação plena dos cidadãos. Quando essa carência é embasada num contexto familiar e cultural torna-se ainda mais complicado reverter o cenário atual de notas insuficientes e desinteresse dos alunos.   O sociólogo polonês Zygmunt Bauman explanando sobre a liquidez das relações, teoriza a escassez do estabelecimento de vínculos interpessoais na atualidade, fato que, se reflete na rotina de um homem contemporâneo muito atarefado no trabalho e que economiza o tempo dedicado a vida escolar do filho. A inserção dos pais nesse contexto se faz importante, uma vez que, contando com a participação deles na cobrança e orientação da realização dos deveres de casa, por exemplo, solucionaria-se o problema das baixas médias escolares.    Por uma questão cultural de não aceitação do que é novo, as tecnologias são excluídas de uma possível revolução no antigo modelo educacional. As aulas em formato de palestras e os professores e educadores proibindo o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, torna o ambiente escolar algo ruim pela visão de um jovem que já está em contato com o novo mundo digital. A incorporação desses meios como novas técnicas de aprendizado, proporcionaria ao estudante um efetivo interesse e atribuição da devida importância na formação acadêmica.    Portanto, a presença de campanhas midiáticas utilizando principalmente a internet através de redes sociais se faz importante na medida em que poderia promover uma maior conscientização dos pais e responsáveis para atuar ativamente nesse âmbito. E por fim, é necessário a atuação da própria escola no reconhecimento de suas falhas, assim como, no aprimoramento da capacitação profissional, para torna-la parte de um mundo moderno e dinamizado em prol da melhoria do sistema educacional.