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Enviada em: 23/03/2017

Segundo estudo realizado recentemente pela (Unicef) o cenário do sistema educacional Brasileiro é caótico há décadas, e até o momento nada de relevante foi feito para mudar o rumo desta inquestionável crise na educação, acredita-se que fatores como alunos desmotivados, professores mal remunerados e currículo escolar inchado sejam os grandes vilões para tamanho desastre. A desmotivação é afirmada pela enorme taxa de evasão escolar, o ambiente hostil oferecido aos alunos da rede pública de ensino é um dos fatores que causam o afastamento dos estudantes, de um lado professores mal preparados devido à falta de treinamento e salário digno, do outro a falta de segurança oriundo da marginalização que toma conta e impõe regras aos professores e aos alunos de boa índole, com isso vemos claramente a inversão de valores que paira à nossa realidade. Currículo inchado: ou seja muito conteúdo para pouco tempo de carga horária escolar, o problema não é a grande quantidade de disciplinas mas sim a falta de tempo hábil, aliada, a falta de técnicas que auxilie o estudante a se desenvolver, as melhores instituições de ensino do país têm semelhança ou igualdade no currículo escolar, a diferença porém está no tempo em que o aluno fica na escola, estatísticas mostram que escolas de tempo integral é um bom caminho para amenizar o caos, isso pode ser comparado quando resultados em testes nacionais são analisados, um bom exemplo é o Enem. Países que remodelaram seus sistemas de ensino se basearam em três fatores, professor, comunidade e gestão, e o alvo foi conquistar o aluno de qualidade diferenciada, a junção desses três poderes fez países como Finlândia, China e Coréia do Sul darem um salto rumo a prosperidade, com pessoas preparadas, onde a oportunidade acontece de forma igualitária para todos independente da classe social, o resultado não pode ser outro, infelizmente no Brasil isso não acontece pois a vontade do mais forte e o que prevalece, e este por sua vez não se interessa em concorrência.