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Enviada em: 02/04/2017

No Brasil, o desenvolvimento do sistema educacional vem sendo discutido pelo seu importante papel na formação cidadã. No entanto, é observado no contexto atual a necessidade de melhoria, pois continua tendo grandes problemas nesse setor. Isso ocorre devido a vários fatores, dentre eles, a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos e professores com formações inadequadas.        A propósito, a falta de acompanhamento dos pais na educação escolar dos filhos é um dos fatores responsáveis pelo mal desempenho. Muitos pais ainda não sabem como ajudar seus filhos a serem um bom aluno, outros trabalham demais e falta tempo para participar de todas as atividades e reuniões escolares; as condições econômicas da família e o meio social aonde vivem também influenciam nesse processo. Com isso, o desempenho escolar é afetado e fica suscetível ao ineficaz sistema educacional.       Além disso, a formação inadequada do professor interfere nas técnicas de aprendizagem na sala de aula, impedindo o bom ensinamento e a falta de disciplina. A competência e o conhecimento do professor em sua área e o mínimo nas outras é fundamental para o aprendizado do aluno. Assim, o verdadeiro ensino, de acordo com os novos parâmetros da educação do país (perfeitos na teoria), serão de fato, aplicados.        Vê-se dessa forma que têm alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil. Portanto, para que eles possam ser executados, é preciso que o governo amplie os programas educacionais como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e escolas de tempo integral com monitoramento adequado. O MEC por sua vez, deve criar um plano de meritocracia nas escolas com o intuito de incentivar os professores que melhor se desenvolverem, aperfeiçoando o aprendizado dos alunos; e melhorar a qualificação de corpo docente, de modo que, nas universidades, seja ofertada uma maior carga horária para que professores estejam mais preparados para utilizar novas técnicas no processo ensino-aprendizagem.