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Enviada em: 31/03/2017

É inegável que, diante dos avanços alcançados na primeira metade do século XX, que o problema da precariedade do ensino brasileiro ainda traz sérias consequências. O mais agravante é constatar que desde da Era Pombalina, que apenas aqueles que possuem recursos financeiros têm uma educação de qualidade.Em vista disso, é indispensável a tomada de medidas para resolver essa questão.        Antes de lançar uma avaliação precipitada sobre essa questão, preciso se atentar ao fato de que, muitas instituições escolares enfrentam as dificuldades da superlotação nas salas de aula, da falta de infraestrutura e de materiais escolares. Outro ponto, é a metodologia ultrapassada em que estudantes aprendem conteúdos que estão longe de sua realidade, como é descrito na música "Estudo errado", do cantor Gabriel O Pensador. Nessa perspectiva, pode se perceber a real dimensão dessa problemática.      Diante disso, será inevitável, que em um primeiro momento haja uma reação massificada pois muitos alunos perdem o interesse em estudar, ocasionando o aumento no número de repetências e evasões escolares. É toda via, preocupante que devido a essa desistência, é que muitos jovens têm a diminuição das chances de ascensão profissional. Afronte desse quadro, não se pode adiar o combate  a esse impasse.       Todo esse contexto exige medidas conscientes. Por isso, é fundamental que o governo invista na infraestrutura das escolas, e em treinamento para os professores, em que seja aprendido novas didáticas para aproximar a matéria do cotidiano do aluno, pois, parafraseando o filósofo Immanuel Kant: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Ademais, é indispensável que ONG's  atuem com projetos, promovendo  oficinas de arte, música e esporte. Agindo dessa forma, pode-se acreditar que o futuro o sistema educacional se torne melhor.