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Enviada em: 31/03/2017

O desenvolvimento do sistema educacional brasileiro vem sendo discutido pelo seu importante papel na formação cidadã. No contexto atual, é observada a necessidade de melhorias nesse sistema. Uma vez que, setores da sociedade não tem atentado para a insuficiência de investimentos públicos para atender com qualidade as necessidades educacionais, têm como resultado as altas taxas de abandono de alunos devido ao fracasso escolar ou problemas financeiros, elevados índices de repetência, principalmente em regiões mais carentes, o uso em excesso de métodos de ensino ultrapassado como questionários, muitas aulas teóricas sem participação dos alunos, etc... E como principal a falta de conexão entre os níveis de ensino ( infantil, fundamental e médio). São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no 6º ano do ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever. É importante destacar por exemplo a reforma do ensino médio aprovada em fevereiro de 2017, o novo modelo permite ao estudante escolha da área de conhecimento pela qual o mesmo irá aprofundar, tendo como obrigação no decorrer dos três anos apenas língua portuguesa e matemática (não qualificada se tratando das instituições públicas) em contrapartida o mesmo para se ingressar em um ensino superior, tem a necessidade de efetuar o vestibular do ENEM onde são cobradas as quatro áreas de ensino rigorosamente. Ou seja, á uma disparidade quando se colocado na prática. Logo, faz necessário investimento primordial nos profissionais de cada área de ensino, qualidade de ensino, pois, uma vez que o aluno está ingressado em uma instituição educacional, do infantil ao médio ele tenha embasamento o suficiente para prestar qualquer vestibular nível médio para ingressar em um ensino superior. Uso de aulas práticas, investimento financeiro para materiais e não só para estruturas físicas.